AMEAÇA DE PROCESSO - A pedido da mãe da vítima, Zulmira Gonzaga Cardoso, e como forma de apoio ao seu direito de justiça, transcrevemos na íntegra aqui no site, o relato que ela nos passou em 2013, no qual ela citava os nomes dos supostos sequestradores do seu filho. O mesmo relato ela repetiu todas as vezes em que se apresentou durante o inquérito policial que investigou o desaparecimento do Sergio Leonardo e também na CPI do Tráfico de Pessoas conforme consta na matéria jornalistica. (link no final desta pagina) e também no Relatório Final da CPI do Tráfico de Pessoas (link anexo) Ao ser convidado para comparecer à CPI do Tráfico de Pessoas, o suposto envolvido no rapto da vítima nos encaminhou através do seu advogado, uma NOTIFICAÇÃO EXTRA JUDICIAL, alegando injúria e difamação e solicitando a imediata retirada do seu nome do nosso site. Em vista da conclusão da CPI e o caso do desaparecimento de Sérgio Leonardo Mateus Cardoso não comprovar o envolvimento do suspeito no crime de sequestro, optamos pela retirada do relato da Sra. Zulmira Gonzaga Cardoso, com a concordância dela, onde constavam os nomes dos indiciados, até que o caso seja reaberto e a verdade venha à tona. - Vide ao lado a carta com a comunicação à nós enviada.
------------------- Evolução do caso com resultados do inquérito e CPI
Infelizmente muitos anos se passaram, o Inquérito Policial da época foi inconclusivo e quaisquer provas que pudessem existir contra os prováveis envolvidos no crime se perderam.
O Ministério Público Estadual se manifestou nos autos requerendo o seu arquivamento, considerando-se a prescrição da pretensão punitiva e o insucesso das tentativas de se carrear provas que embasassem uma nova ação penal, sendo que por meio de Sentença prolatada em 12/02/2006 decidiu-se pela extinção da punibilidade dos acusados pela prescrição. http://www.desaparecidosdobrasil.org/biologica---procuro-1/procuro-sergio-leonardo-mateus-cardoso-02-01-1986?pli=1 Consta no Relatório Final da CPI do Tráfico de Pessoas,que foi recebido da parte da Dra. Eliane Faleiros Vendramini, Promotora de Justiça do Ministério Público de São Paulo e Coordenadora do – PLID, análise conclusiva do caso, propondo a Relatoria que seja pedida a reabertura do inquérito policial que investigou os respectivos fatos, pela própria genitora da vítima - mas calcada em documentos e acareada defronte ao investigado - de veementes indícios de autoria delitiva(incluindo oitivado e comparsas).
A própria vítima demonstrou, mais uma vez por documentos, que os investigados se furtaram a comparecer para dar suas versões perante a Autoridade Policial e que o crime foi eventualmente considerado prescrito, mas alertamos que o Brasil não tem tipo penal específico de tráfico de CÂMARA DOS DEPUTADOS CPI – Tráfico de Pessoas no Brasil 318 *CD142455375347* crianças para fins ilegais, de forma que termos, por ora, crime de sequestro, cuja permanência e indiscutível, tal qual a quadrilha formada pelos seus autores. O fato é gravíssimo e pende de acurada investigação.” (CPI RELATÓRIO 20/5/2014)
Nome do Desaparecido: Sergio Leonardo Cardoso Mateus Data de Nascimento: 02/01/1986 Sexo: Masculino Nome do Pai: Isael Sergio Mateus da Silva Nome da Mãe: Zulmira Gonzaga Cardoso
Data do Desaparecimento: 27/09/1987
O desaparecimento de Sergio Leonardo Mateus Cardoso ocorreu no dia 28/09/1987 na chácara dos avós quando ele estava com outras crianças brincando em frente da casa,em Porto Nacional, TO ( na época Goiás).
Segue o relato de Zulmira G. Cardoso, mãe de Sergio Leonardo.
Qualquer informação, favor entrar em contato com este site
Sou Zulmira G. Cardoso, sou de Porto Nacional do estado do Tocantins-Brasil, estou a procura do meu filho Sergio Leonardo Mateus Cardoso que foi raptado há 25 anos,precisamente no dia 28/09/1987. Meu filho desapareceu enquanto brincava com seus irmãos e primos na porta da casa dos seus avós, em Porto Nacional - Tocantins- Brasil.
Sergio Leonardo (foto bebe) nasceu no dia 02/01/1986, hoje tem 27 anos, quando foi
raptado tinha um ano e oito meses. Como eu não tenho uma foto legível dele da época em que foi raptado, estou postando fotos dos seus irmãos na idade de criança e de adultos visando à identificação de semelhanças.
Detalhes do Desaparecimento: Sérgio Leonardo desapareceu quando tinha um ano e oito meses, estava brincando com os irmãos e primos na porta da casa dos avós. Tenho comigo que ele está no Brasil, entre o Estado do Paraná e São Paulo, próximo Ourinhos, pois sempre sonho com nesta localidade. A casa dos avós era na chácara próximo a cidade de Porto Nacional To, anteriormente Goiás, como na década de 80 aconteceram muitos raptos de crianças, em Porto Nacional o caso do meu filho Sergio Leonardo foi o segundo, sendo que o primeiro a criança foi encontra nove meses após seu desaparecimento na Argentina. Meu filho era branco, olhos pretos, cabelos loiros, hoje tem 27 anos. Logo após seu desaparecimento tive uma pista, que tinha sido levado por um paulista e dois paraenses.