Exposição de fotos de crianças desaparecidas no Paço


O saguão do Paço de São Bernardo expõe, até 26 de março, a Exposição Fotográfica Itinerante de Crianças e Adolescentes Desaparecidos. A mostra, aberta na segunda-feira (12) pelo vice-prefeito de São Bernardo, familiares de desaparecidos e membros da entidade Mães da Sé, tem como objetivo chamar a atenção da sociedade e do poder público para o tema.

A exposição é uma iniciativa Fundação Criança e reúne 34 fotos de crianças e adolescentes desaparecidos da região metropolitana de São Paulo. Destes, nove são de São Bernardo e fazem parte de um cadastro municipal da Fundação Criança, que pode ser acessado pelo site www.fundacaocrianca.org.br/desaparecidos.

Durante o evento, o vice-prefeito afirmou que a Administração fará tudo que for possível para o reencontro destas pessoas. “Não queremos ser apenas a cidade exemplo na luta em defesa das crianças desaparecidas, mas sim sermos um instrumento de mobilização para que outros municípios também abracem a causa”, afirmou o vice-prefeito.

O presidente da Fundação Criança falou sobre o trabalho pioneiro que São Bernardo desenvolve por meio do programa Reencontro, na luta de enfrentamento ao desaparecimento de crianças e adolescentes.

“Na cidade, em razão deste trabalho de integração entre as instituições sociais e a polícia civil municipal, é possível se obter um índice muito positivo de resolução das diversas situações de desaparecimentos”, comentou.

O presidente da fundação cobrou a sanção por parte do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, do Projeto de Lei 463/11, que define diretrizes para a política estadual de busca e cria o banco de dados de pessoas desaparecidas.

Resultado – Um caso de sucesso obtido pelo Reencontro é a história de Vinicius, cuja foto integra a mostra. O garoto ficou sumido há mais de um ano e foi encontrado, recentemente, após matéria veiculada na televisão e com a ajuda da população do Espírito Santo, onde estava morando.

Segundo a avó de Vinicius, Maria de Fátima Almeida Paz, a assistência e a dedicação que ela recebeu da Fundação Criança não têm preço. “Não tenho palavras para agradecer o apoio dado pelo programa. Assim como nós, familiares, a equipe do Reencontro também nunca perdeu a esperança”, desabafa Maria.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo telefone 4344-2100 ou pelo e-mail desaparecidos@fundacaocrianca.org.br.

Fonte: Sua cidade

O presidente da fundação cobrou a sanção por parte do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, do Projeto de Lei 463/11, que define diretrizes para a política estadual de busca e cria o banco de dados de pessoas desaparecidas.
Comments