"Pais, cuidem mais de seus filhos,
porque a dor é muito grande."
Dezenove anos se passaram sem que a polícia descobrisse o paradeiro de Leandro Bossi, desaparecido em junho de 2003 .
Se fosse para dar um conselho, o construtor civil João Bossi, pai de Leandro, teria apenas um: "Que os pais cuidem mais dos seus filhos, porque a dor depois é muito grande." conta emocionado.
A família lamenta o desaparecimento o tempo todo, mas há duas datas muito críticas, a época de Natal e o aniversário de Leandro, dia 8 de fevereiro. Emoção e Revolta.
João Bossi quer apenas uma coisa, a resposta sobre o desaparecimento do filho em 15 de fevereiro de 1992, em Guaratuba, litoral paranaense. ![]() " Eu quero uma resposta. Não veio nenhuma. Não veio ninguém, nem assistente social passou aqui. Só quero uma resposta do governo do Estado. Se está morto, onde! Se está vivo, onde, e por que desapareceu? O governo está mais preocupado em transferir presos de Matinhos e Guaratuba para Curitiba, Nós não temos ajuda de nada." , desabafa o pai.
Outros casos marcantes de crianças desaparecidas no Paraná.
O último caso de grande repercussão, não solucionado pelo Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride) da Polícia Civil do Paraná, ocorreu em 2005 em Curitiba, no desaparecimento da menina Vivian Florêncio (foto abaixo), na época com três anos de idade. Ela sumiu junto com a mãe, Maria Emília Florêncio, cujo corpo (da mãe) foi encontrado cinco dias depois do desaparecimento, mas nunca houve qualqauer pista do paradeiro da criança.
O caso mais recente, sem nenhuma soloução até o momento, é o da menina Joseane Moraes de 9 anos, desaparecida em 3 de dezembro, em Cambé, norte do Paraná. A imagem dela continua sendo amplamente divulgada na mídea e internet. Os casos mais antigos, ocorridos nos anos 80 e 90 ficaram marcados na memória da sociedade. Foi quando houve o registro dos desaparecimentos de Ewerton de Lima Gonçalves, Guilherme Caramês Tiburtius e Leandro Bossi, ( fotos abaixo) e muitos outros que não foram resolvidos até hoje. Razões para os desaparecimentos A delegada titular do Sicride, PR, Daniele de Oliveira Serigheli, explica as várias razões existentes para o desaparecimento de crianças. Uma delas é o sequestro, com várias finalidades. O estupro, ou ainda a venda de crianças no mercado internacional.
"Normalmente são crianças negligenciadas, mais solitárias, com os pais nem sempre presentes", afirma a delegada.
A pessoa má intencionada em sequestrar uma criança, normalmente estuda a rotina dela e aproveita os momentos de distração para cometer o crime. De acorddo com a delegada, as crianças que vão para a escola sozinhas são alvos vulneráveis, visadas pelos sequestradores.
João Bossi lembra que a situação financeira dos pais, à vezes força as crianças a ficarem sozinhas. "No litoral, as famílias precisam trabalhar muito nos três meses da temporada, com isso, as crianças ficam mais tempo sozinhas" avalia ele. Solução de casos
O Sicride no Paraná, foi criado em 1996, desde então a maioria dos casos tem sido resolvidos. (dados noticiados no Paraná OnLine em 2/1/2012)
Entre janeiro e novembro de 2011, houve 63 registros de crianças desaparecidas no Estado. Em 2010, 75 casos, todos resolvidos. Em 2009, 46 casos, sendo um sem solução, o da menina Ariele Botelho, 2 anos, desaparecida em Lidianópolis, norte do Paraná.
PS: Estatística referente aos casos notificados com Boletim de Ocorrência.
CASOS MAIS ANTIGOS NO PARANÁ - AINDA SEM SOLUÇÃO -
Vivian Florêncio Sexo: Feminino
Sexo: Masculino
Nome do Pai: José Vicente Gonçalves Nome do Mãe: Eliane de Lima Gonçalves Cor dos olhos: Castanho Claro Cor do cabelo: Castanho Claro Data de nascimento: 23/08/1984 Data do desaparecimento: 23/12/1988 Idade na data do Desaparecimento: 4 anos Local do desaparecimento: Curitiba / Pr. Projeto "Envelhecimento": 12 ANOS
Gislaine Aparecida Ferreira
Sexo: Feminino
Nome do Pai: Jurandir Ferreira Cor dos olhos: Castanho Escuro Cor do cabelo: Castanho Escuro Data de nascimento: 03/02/1986 Data do desaparecimento: 11/11/1992 Idade na data do Desaparecimento: 6 anos Local do desaparecimento: Colombo / Pr
Sexo: Masculino
Nome do Pai: Vanderlei Botzan Nome do Mãe: Vera Lúcia da Silva Cor dos olhos: Pretos Cor do cabelo: Pretos Data de nascimento: 15/09/1994 Data do desaparecimento: 24/08/2003 Idade na data do Desaparecimento: 09 anos Local do desaparecimento: Colombo/PR
|
<< Leandro Bossi - desaparecido em junho de 2003
Sexo: Feminino
Nome do Pai: João Bernardo da Silva Nome do Mãe: Milta Silvéria da Silva Cor dos olhos: Castanho Cor do cabelo: Castanho Data de nascimento: 19/07/1987 Data do desaparecimento: 20/04/1992 Idade na data do Desaparecimento: 4 anos Local do desaparecimento: Araucária / Pr.
Sexo: Masculino
Nome do Pai: Elcio Batista da Silva Nome do Mãe: Vera Lucia Pereira da Silva Cor dos olhos: Castanho Claro Cor do cabelo: Castanho Claro Data de nascimento: 09/02/1986 Data do desaparecimento: 05/04/1992 Idade na data do Desaparecimento: 6 anos Local do desaparecimento: Londrina / Pr.
Sexo: Masculino
Nome do Pai: Sérgio Fernandes Nome do Mãe: Santina Aparecida Monteiro Cor dos olhos: Pretos Cor do cabelo: Pretos Data de nascimento: 31/01/1996 Data do desaparecimento: 14/11/2002 Idade na data do Desaparecimento: 06 anos Local do desaparecimento: Almirante Tamandaré/PR
|
ÚLTIMAS NOTÍCIAS >