Parceria entre Polícia Militar e a UFSC no combate aos desaparecidos

postado em 10 de mar de 2013 11:17 por Amanda iab   [ 10 de mar de 2013 15:43 atualizado‎(s)‎ ]

"Parceria entre PMSC (SOS Desapareciodos) e UFSC para combater o desaparecimento de pessoas. Atuação será focada na área de Banco de dados, testes de DNA, atendimento psicossocial das famílias vitimadas, divulgação dos desaparecidos na TV UFSC e através dos cadastros dos alunos, estudo do problema, envelhecimento digital, estratégia de marketing, documentário, reconhecimento facial, identificação neonatal, entre outras ações acadêmicas." Major Marcus Roberto Claudino/PMSC - SOS Desaparecidos SC

A proposta de parcerias em projetos que auxiliem a Coordenadoria de Pessoas Desaparecidas da Polícia Militar de Santa Catarina foi apresentada, no dia 4 de março, à reitora Roselane Neckel pelo coordenador major Marcos Roberto Claudino. Participaram do encontro os pró-reitores Jamil Assereuy Filho (Propesq), Joana Maria Pedro (PROPG) e Edison da Rosa (Proex). 

De acordo com estimativas da PM, cerca de três mil pessoas desaparecem todo ano no Estado – destas, 42% são crianças. “Parcerias com a UFSC são essenciais para que possamos desenvolver, por exemplo, tecnologias para localizar essas pessoas mais facilmente e meios para prestar atendimento psicossocial às famílias”, explicou o major.

As pró-reitorias farão uma chamada pública, detalhando as áreas de atuação, para que pesquisadores e/ou extensionistas possam propor projetos em diferentes campos do conhecimento. “Temos todo interesse em atuar em parceria com a PM em causas tão relevantes como estas”, afirmou Roselane Neckel. O major Marcos explicou que a Coordenadoria recebe demandas do País inteiro. Hoje, no Brasil, estima-se que desapareçam 200 mil pessoas por ano, 40 mil delas crianças e adolescentes. A página da Coordenadoria na internet – http://www.pm.sc.gov.br/desaparecidos – permite que sejam cadastrados gratuitamente os dados de pessoas desaparecidas, onde é possível obter, ainda, uma cartilha de prevenção ao desaparecimento de crianças.

Florianópolis/03/2013





SOS DEsaparecidos  Desaparecidos do Brasil

  Foto divulgação: Major Marcus Roberto Claudino

Major Marcus Roberto Claudino
  
Foto divulgação: Major Marcus Roberto Claudino - PMSC




Comments