Policiais Militares recebem capacitação sobre combate ao tráfico de pessoas

MINAS GERAIS

Enfrentamento ao tráfico de pessoas foi o tema debatido por cerca de 600 policiais militares no início desta semana, em Belo Horizonte. Durante os dias 05 e 06 de agosto, eles participaram de uma capacitação sobre o assunto, ministrada pela Coordenadoria Especial de Prevenção à Criminalidade, da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). O tema, pela primeira vez, fez parte da grade curricular do Curso de Formação de Sargentos da Polícia Militar, que tem a duração média de 1 ano de 2 meses.

Para Flávia Gotelip, coordenadora do Programa de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, pertencente à Coordenadoria Especial de Prevenção à Criminalidade, a Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (Efas) deu um grande passo ao incluir esse tema na grade do curso. “A Polícia Militar está em todos os 853 municípios do Estado, sendo uma das instituições mais capilarizadas de Minas, com totais condições de atuar na identificação, na prevenção e na repressão desse tipo de crime”, ela destaca.

O coordenador de Ensino do Curso de Formação de Sargentos, capitão Jonathas Ferreira, explica que, com o conhecimento obtido sobre o assunto, o policial poderá identificar os indicadores do tráfico de pessoas na sua atividade rotineira e tomar as devidas providências. “A partir do momento que tem esse contato mais aprofundado com o tema, ele adquire as condições de detectar os tipos de exploração, como a sexual, por exemplo,” ressalta o militar.

Mais atividades

Além do curso para os policiais militares, a Coordenadoria de Prevenção à Criminalidade ainda ministrou, nesta terça-feira (06.08), duas capacitações voltadas para segmentos específicos do tráfico de pessoas. Em Belo Horizonte, funcionários de empresas do ramo da construção civil participaram de uma audiência pública sobre a exploração laboral, com foco no trabalho escravo. Já em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana, os profissionais da Comissão Intersetorial de Atenção à Criança e ao Adolescente – rede autônoma de articulação entre diferentes instituições, serviços e políticas públicas do município – frequentaram uma palestra sobre exploração sexual de menores.

O Programa

O Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas é responsável por elaborar, implementar, executar, monitorar e avaliar ações, planos e projetos relacionados ao combate desse tipo de crime em Minas Gerais. O programa ainda atua na integração das instituições do poder público e da sociedade civil voltadas ao problema. A sua metodologia de trabalho se baseia em três eixos de atuação: prevenção, atenção às vítimas e aos seus familiares e repressão e responsabilização dos autores.


Assessoria SEDS 


Comments