As Meninas do Brasil - Filme documentário da cineasta Nili Tall




O DRAMA DOS BRASILEIROS ADOTADOS EM ISRAEL A PROCURA DE SEUS PAIS BIOLÓGICOS ...Continue lendo.....

 Fotos e documentos publicados com autorização para Desaparecidos do Brasil.
© Reprodução permitida desde que citada a fonte e autor.

Por I.Amanda Boldeke - Junho de 2011



Mais de 20 anos após serem adotados e criados em Israel, um grupo de mulheres jovens volta ao Brasil para encontrar seus pais biológicos.

Em Israel o processo de adoção é muito demorado . Na década de 80 surgiu uma nova esperança para aqueles casais israelenses que gostariam de adotar um filho - o Brasil. 

Aproximadamente 3.000 famílias israelenses voaram para o nosso país para adotar uma criança. Famílias alemães e italianos também fizeram parte desta onda de adoção.

Hoje, muitas daquelas crianças já adultas, viajam  para sua terra de origem para procurar a mulher que lhes deu a vida.

A cineasta Nili Tal conta a história real de quatro jovens israelenses que fizeram  essa viagem. É uma viagem emocionante para um país onde as mulheres têm quatro ou cinco filhos e muitos são abandonados.  É também uma viagem pessoal para cada uma das protagonistas trazendo à tona questões relativas a todos adotados no Brasil.


THE GIRLS FROM BRAZIL - (As Meninas do Brasil)
Nili Tal (wikypedia)

"3000 crianças que nasceram no Brasil, foram adotadas na década de 80 por israelenses.
Assim conta o enredo do filme "as Meninas do Brasil" realizado pela produtora de documentários Nili Tal (foto dir.), onde ela aborda a história de algumas jovens que foram adotadas em condições semelhantes  as de Lior. 
 
AYELET ZAMIR

A idéia do filme começou com o caso da AYELET ZAMIR por volta de 2005, quando ela conheceu Nili Tall 
que
 estava  em meio a outro  filme a cerca de Bruna,um bebê sequestrado no Brasil, que ficou famoso com repercussão  internacional."Conheci muitas histórias de crianças adotadas", diz Tal ", e senti no ar que algo estava acontecendo. Percebi que as crianças que foram adotadas na década de 1980 iriam em breve começar a viajar ao Brasil para encontrar suas famílias biológicas."
 
 
AS MENINAS DO  BRASIL - 
 
Em 24 de outubro Nili Tall chega ao Brasil com Ayelet Zamir e mais três jovens. A ansiedade e emoção de Ayelete, fizeram com que ela perdesse 3 quilos naquelas semanas que antecederam a viajem. Não cabia em si tamanha emoção ao pensar que conheceria sua irmã e pais biológicos.

Trechos do Filme:

"Meu nome e' Ayellet Cristina Zamir, tenho 23 anos ( Nili Tal: você esta certa? ) Ayellet: Sim, os meus pais adotivos dizem assim, eu nao sei onde eu nasci no Brasil. os meus pais adotivos tiveram 3 filhos adotados. um ano antes que eles me adotaram, seu filho morreu. o nome dele era Eyal, e por esta causa eles me chamaram Ayellet."


 
No dia em que conheceu sua família, descobriu sua verdadeira data de nascimento e sua história. Sua mãe abandonou as duas filhas e o marido, indo viver com outro homem. O pai, tinha que trabalhar e as deixava com uma vizinha. Contam que a mulher a vendeu. Crhistiane é sua verdadeira irmã de pai e mãe. Tem mais irmãos por parte do pai que já estava falecido. Foi feito DNA e constatado o parentesco. Ayelet não se sentiu a vontade com a mãe quando a viu, mas sentiu que finalmente seu coração estava  livre...e leve.
 
As outras três meninas  que estavam junto no grupo, eram as gêmeas Alma e Anna Rahav  (nomes de nascimento, Tatiana e Fabiana) foram dadas para adoção em Curitiba, ao nascerem. Encontraram a mãe e avós biológicos mas a comunicação foi difícil pois não sabem falar o português.  
 
A  quarta moça do grupo  chamava-se Daniela Drori, uma estudante de direito de 23 anos de idade, de Hod Hasharon, que foi adotada em Curitiba com a idade de quatro dias.  Ela conta, " Por anos eu tinha dificuldade em falar sobre adoção, só quando entrei no exército em Israel consegui me abrir e a viagem ao Brasil me libertou do trauma." " Ao chegar a Curitiba, onde nasci, o que eu realmente queria saber era se tinha irmãs e irmãos.." Tentaram localizar o endereço através dos papéis de adoção, mas perceberam que eram forjados.  Daniela sentia que ia deixar o Brasil sem conhecer sua família. e de fato assim aconteceu. 
 
Dois dias antes de retornarem a Israel, Nili Tall convidou uma equipe de televisão e na entrevista pediu ajuda para encontrar os pais biológicos de Daniela. Uma mulher ligou para a delegacia mais tarde dizendo que achava que era a mãe dela. No dia seguinte a equipe de TV foi entrevistá-la mas nisso, sem saber o que acontecia,  o grupo saiu do hotel rumo ao aeroporto. Voltaram a Israel  sem que Daniela pudesse vê-la.

 
 
As meninas do Brasil (da esquerda): Ana e Rahav Alma, Ayelet Zamir e Drori Daniela. Their trip to Brazil came out of the production budget. Sua viagem para o Brasil saiu do orçamento da produção. (Photo by Yannai Yehiel) (Foto de Yannai Yehiel - Internet) 



A mulher contou que quando estava grávida, separou-se do marido e deu a criança para adoção ao nascer. Dois dias depois se arrependeu e voltou ao local para trazê-la de volta mas ela já não estava mais la.

Depois da viagem, Nili Tall produziu o filme, As Meninas do Brasil retratando a história. O filme rendeu milhares de cartas de outros jovens que também são adotados e querem conhecer suas famílias biológicas. (Este relato pode ser visto na 
entrevista dada em 15,03,2007)
 

As Meninas do Brazil - Trailer Oficial


FICHA TÉCNICA

Diretor:
 Nili Tal
Produção:
 Nili Tal
Fotografia:
 Nadav Hekselman
Trilha Sonora:
 Oren Menashe
Duração:
 90 min.
Ano:
 2007
País:
 Israel/ Brasil
Gênero:
 Não Definido
Cor:
 Colorido
Distribuidora:
 Não definida
Classificação:
 Livr

 Festivais: O Filme Tel Aviv International Documentary Festival 2007 (DocAviv) São Paulo International Film Festival 2007 Docupolis Festival Internacional de Documentários de Barcelona 2007 International Film Estónia Festival 2007 Seoul International Film Festival 2007 Amsterdam judaica Film Festival 2007 Festival de Sichuan TV - China, 2007 Austin Film Festival 2008 judaica Washington Film Festival Judaico de 2008. Escrito e Dirigido por: Nili Tal Produzido por: Nili Tal Productions Israel, 2006-7





Leia mais....

ASSUNTOS RELACIONADOS:     


 




► Tráfico Internacional no Rio Grande do Sul

►► As Meninas do Brasil - Filme documentário da cineasta Nili Tall

► Saiba onde denunciar Tráfico humano
 
► Fale com  o SDH - DIREITOS HUMANOS